quarta-feira, 21 de maio de 2014

Capítulo 118

Mais um capítulo como prometido, espero que gostem ;) 

[...]

Desespero. Foi isso que senti quando vi Nicolle amolecer em meus braços. Ela parecia parcialmente desmaiada, mas falava a todo momento que tinha alguma coisa em seus olhos, não estava conseguindo enxergar direito, e reclamou também de uma dor forte na cabeça. Eu queria pegá-la naquele momento e levá-la para o hospital mais próximo, mas ela pediu que ligasse antes para Doutora Marcela, por sorte, ela atendeu rápido:
-Doutora, sou eu, Luan, a Nicolle esta quase desmaiada aqui, está mal, com uma dor na cabeça, algo nos olhos, eu não sei o que fazer... - E antes de eu terminar de falar ela me interrompeu.
-Me passe o endereço, rápido, vou até ai e não faça nada, não dê nada pra ela tomar, nenhum remédio entendeu bem? - Ouvi uma movimentação do outro lado da linha, mesmo assim, passei o endereço e ela reforçou - Fique calmo, acho que já sei o que ela tem, se não passar até eu chegar ai, vamos para o hospital. 

Depois disso desligou. Joguei o celular em qualquer canto e corri para junto de Nicolle que ainda parecia meio desacordada. A abracei forte e disse perto de seu ouvido:
-Calma, vai ficar tudo vem, Marcela está vindo e disse que já sabe o que você tem, eu estou aqui, vai ficar tudo bem... - Eu repetia aquilo para ela e para mim mesmo.
-Os bebês... os bebês... - Ela repetia isso como se fosse um delírio, senti uma imensa vontade de chorar, mas me contive.
-Eles vão ficar bem, você tem que ser forte, tente se manter acordada, por favor! 
-Meus olhos... minha cabeça... 
-Shii, calma, vai ficar tudo bem, Marcela já esta vindo, eu amo você, eu amo você. 

Aos poucos, senti que ela reagia melhor, disse que as luzes, pontos e manchas em seus olhos estavam sumindo, parecia recobrar mais a consciência e a força dos membros. Mas nada disso me deixou mais tranquilo, eu sabia que aquilo não podia significar coisa boa e o tempo me diria que eu estava certo.
...
Aquilo que senti foi horrível, pontadas fortes na cabeça, pontos, luzes, manchas em minha visão, e meu corpo todo amolecendo. Foi como se eu tivesse ficado em algum lugar paralelo, nem desmaiada, nem acordada e a sensação de medo me invadiu. 

Pude sentir o desespero de Luan e as palavras que ele falou repetidamente. Depois de um certo tempo, as manchas nos olhos começaram a sumir, foi aí que vi Marcela adentrando meu apartamento. Senti ela colocar o aparelho pra aferir minha pressão:
-Está altíssima! - Falou assustada - Nicolle, está me ouvindo? Pode me ver? 
-Estou ouvindo, posso lhe ver. - Falei um pouco baixo.
-Luan me falou sobre pontos e manchas na visão, é isso? Ainda está vendo luzes? - Ela examinou meus olhos.
-Estão sumindo aos poucos, agora já consigo ver melhor. - tentei me ajeitar nos braços de Luan.
-Onde tem um copo d'água? 
-A cozinha é bem ali. - Luan apontou.

Vi quando ela saiu rapidamente, pegou um copo com água e voltou me entregando, depois, abriu uma maleta grande e tirou uns comprimidos de lá, me entregou um:
-Tome isto, para baixar a pressão, está nas alturas. - Fiz o que ela disse - Pode me contar exatamente o que aconteceu?
-Senti uma pontada na cabeça e... - Ela me interrompeu.
-Espere, essa pontada veio do nada? 
-Não, passei a tarde toda com uma dorzinha de cabeça, mas não tomei remédio nenhum, não tinha passado até então, foi aí que veio a pontada, depois, surgiram pontos pretos, luzes, reflexos, manchas na visão, perdi o equilíbrio, senti meu corpo amolecer, quase como um desmaio. 
-Hum, nesses meus quase 10 anos de medicina tive 2 casos parecidos com os seus. Tudo se inicia na pressão alta, é o principal sintoma, depois, o ganho de peso rápido, o inchaço contínuo no rosto, nas mãos e agora esses pontos, luzes e manchas na visão, a dor de cabeça contínua,  esses são sintomas bem específicos de pré- eclâmpsia. - Ela despejou sem rodeios.
-O que é isso? - Perguntei.
-A pré-eclâmpsia é uma doença gestacional em que, após a 20ª semana, 5 meses. É o desenvolvimento de inchaço, pressão sanguínea elevada, aumento rápido e repentino de peso e proteína na urina durante a gravidez. A causa exata é desconhecida, mas ocorre em cerca de 5% da população. Ela é mais comum na primeira gestação, e também em gravidez de gêmeos, como é o seu caso. Você sabe se na sua família tem algum caso de diabetes, hipertensão ou doença renal? 

Processei tudo aquilo lentamente, então, eu tinha realmente uma doença, uma doença quase rara que só atinge 5% das grávidas:
-Minha mãe teve uma doença renal. - Lembrei-me imediatamente.
-Isso também influencia, os genes, os vasos sanguíneos, tudo. 
-Mas isso é grave? - Luan perguntou - Tem tratamento? 
-Aparentemente, o caso de Nicolle não é o mais grave, mas mesmo assim tem que se cuidar ao máximo. Fique atenta, se sentir dor de cabeça latejante por dias seguidos, dor abdominal, principalmente do lado direito abaixo das costelas, agitação, diminuição na urina e principalmente náusea e vômito, ai sim vamos ter que nos preocupar de verdade.
Me encolhi ao ouvir tudo aquilo, meu Deus, eu já estava muito preocupada. E ela continuou:
-Quanto ao tratamento... A única forma de curar a pré- eclâmpsia é realizar o parto, mas como não podemos fazer isso agora, vai ter que ficar em repouso absoluto, deitada sobre o lado esquerdo o tempo todo ou a maior parte do tempo, beber bastante água diariamente e reduzir o consumo de sal, vamos ter que aumentar o número de consultas para eu monitorar e ter certeza de que você e os bebês estão bem, também vou lhe receitar medicamentos para diminuir a pressão arterial, esses você vai poder tomar tranquila. 
-E o que pode acontecer de pior? - Perguntei na lata - Se nada der certo, se meu caso se tornar grave? Eu posso morrer? E os bebês?
-Calma amor, nada disso vai acontecer. - Luan falou tentando me tranquilizar. 
-Eu quero saber Marcela! - Meus olhos se encheram de lágrimas. 

A doutora respirou fundo, segurou uma de minhas mãos e começou:
-A morte por pré-eclâmpsia é rara, mas não vou negar que há uma chance. Vamos dividir essa doença em 3 estágios, o primeiro é o seu, o segundo são esses novos sintomas que acabei de descrever e o terceiro é quando a pré-eclâmpsia se transforma em eclâmpsia que é quando a grávida entra em convulsão. - Ela fez uma pausa, tudo estava em silêncio - Já para os bebês, pode causar a síndrome de Hellp, mas vamos com calma ok? Você passou por muita coisa agora, recebeu muitas informações, prometo que depois lhe explico com calma sobre o restante do assunto. Não se preocupe, vou cuidar de vocês, vão ficar bem. 

Marcela tentou sorrir, mas aquilo não me convenceu. Eu estava nervosa, abalada e assustada, tinha descoberto uma doença grave que poderia terminar em morte ou deixar meus filhos com uma síndrome que eu nem sabia o que era. Senti também a tensão de Luan, seus músculos enrijecidos, sua respiração acelerada e seus braços entrelaçados em mim. Me senti culpada, ele não merecia aquilo. Pelo que entendi, o problema era eu, eu era a culpada de tudo:
-Quero você amanha cedo no consultório para fazermos uma ultra e ver como estão os bebês, mas até amanha, repouso absoluto. Lembre-se, deitada sempre do lado esquerdo, isso é importante. Conversaremos melhor também, vou tirar todas as suas dúvidas, agora descanse por favor. 
-Certo. - Disse apenas isso.
-Ah, vamos lá, não fique assim Nicolle, você tem que lutar! - Ela tentava me animar - Vamos vencer isso, acredite! 
-Ponha-se no meu lugar doutora. - Falei chorando.

Nesse momento ela me abraçou forte, chorei mais ainda, mas Marcela estava realmente sendo um anjo comigo:
-Eu não tenho filhos, mas imagino como está se sentindo. Eu sei que nesse momento debe estar confusa, assustada, mas você tem que ser forte, tem que reagir, não pode se entregar, vamos passar por isso juntos, eu, você, Luan, seus bebês. Tudo vai terminar bem, confia em mim? - Ela fez com que eu a olhasse.
-Confio. Obrigada, por tudo. - Tentei sorrir.
-Bom, também confio em você, que agora vai descansar e amanha vai estar bem cedo no consultório. Agora preciso ir... - Ela me abraçou mais uma vez - Vai ficar bem?
-Vou tentar. Obrigada de novo, de verdade. 
-De nada, estamos juntas nisso. E qualquer coisa, qualquer hora, por menos que seja, me ligue por favor. 
-Pode deixar. 
Depois disso, Luan levou Marcela até a porta, lá lhe agradeceu também e depois ela se foi. 

Então, ficamos só nós dois e o silêncio nos engoliu. Parecia que nenhum de nós sabia o que dizer, nem o que fazer. Mas ele veio até mim, me abraçou forte e foi ai que desabei por completo, e chorei por vários minutos, enquanto ele afagava meus cabelos ainda em silêncio. E só depois de algum tempo, enxugou minhas lágrimas, mergulhou em meus olhos e disse:
-Tudo vai terminar bem, vamos passar por isso juntos, eu prometo. 


[Continua]




Amorzinhos, 
capítulozinho com a explicação do que a Nic tem... 
Gente, confesso que fiz uma "senhora pesquisa" para colocar todas essas coisas no capítulo em, sei tudo sobre pré-eclâmpsia agora, 
pesquisei muito, tudo pra deixar a história mais realista. 

Agora, vamos aos comentários:

Thielle meu amor, você é muito importante, não fale essas coisas! kkkk' É que são muitos comentários, muitas pessoas, me atrapalho! Sabe como eu sou né? Obrigada pelas palavras de apoio, minha leitora sempre fiel ♥

Rafaela ADOREI suas ideias, de verdade haha', é bem isso que eu tava pensando mesmo ;)

@SonhocomOLuanS Será que ele sumiu pra sempre? Será que ele volta? E Érica? ... Respondi sua pergunta com outras perguntas. haha' Tudo pode acontecer, quem sabe né? ;)

Ana Isabel, obrigada pelo incentivo, Glycia sumiu de mim, senti sua falta! Tatyane você é nova por aqui? kk' Obrigada pelos elogios, @mylifeluanjo será que você está certa sobre Cecí?


Pronto, falei de todas que comentaram para ninguém ficar chateada! kkkkk Amo vocês e adorei saber que me apoiam em tudo que eu decidir fazer #Emocionada ;'')

Mas em fim, Quanto ao capítulo...
Pronto, agora todos sabem o que Nic tem de verdade, 
aquele negócio do seu Amarildo, que o Luan não quis falar vai aparecer no próximo capítulo,
mas e agora em?
Como vai ser daqui pra frente?
Tempos turbulentos estão por vir viu...
AGUARDEM!

Beijokas
Mayara
@Luansmyway

9 comentários:

  1. vixi quanta coisa, sera q a nick vai ter alguma complicação e os bebês vão ter q nascer prematuros? continuaaaaaa logo ,bjooooos

    ResponderExcluir
  2. Sabia que ela ia ter pre eclampsia.. e realmente voce pesquisou tudo kkkk
    fiz um baita trabalho no curso sobre isso e tive casos na familia tbm.. enfim acho que essa "coisa" que seu amarildo falou com o Vivi é sobre ela ir morar la com eles.. por ela fiar sozinha e tal.. e ainda mais agora que ela ta com esse probleminha ai.. mas um motivo pra ele querer que ela va morar la.. pra ficarem de olho na questao do repouso dela..
    maaas sei que tudo vai dar certo.. Vo amelia disse que ela ia passar por turbulencias e que nao era pra ela desitir dos babys.. entao sei que nao vai dar nada errado..
    Cara fiquei com muita pena do Vivi .. ele queria chorar, ficar tao desesperado como ela, mas nao pode, pq teve que se fazer de forte..
    nao quero ver meu vivi sofrendo Mayaraaa u.u

    Pronto chega de falr que eu ja falei demais.. fico decadas sem comentar.. quando comento nao calo a boca kkkkk

    Thayná Isis

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio q a Nicole tem é mt serio,tenho uma prima q quase morreu no parto por isso, ela teve essa eclampsia na hr de ter nenê,e ela engordou muuuito e ate hj não emagreceu nem metade( o filho dela tem uns 10 anos), tomara q de tuso certo,eles não merecem passar por isso! E acho que o Luan só vai arrastar ela pra morar com ele,ela querendo ou nao. Bjin :/

    Priscila

    ResponderExcluir
  4. Aai tadinha da Nic.. espero realmente que tudo dê certo! Acho que o Luan vai fazer com que ela vá morar na casa dele! Glycia

    ResponderExcluir
  5. Aêêh, agora fiquei feliz! *--*
    Realmente vc fez uma pesquisa e tanta, sobre esse problema da Nic! Tomará q esses momentos turbulentos passem logo é ninguém fique prejudicado! Antes eu já achava que aquele negócio do seu Amarildo , que o Luan não quis falar era sobre eles morarem juntos( pelo menos na casa dos pais de Luan) e agora eu acho ainda mais!
    Sugestão: Cecília poderia ficar grávida também é tipo q Lorenzo ficar louco, pq ele não teria como pagar as dívidas e o carinha q ele ta devendo ficasse ameaçado-o de morte! Ou algo do tipo, mas como disse é uma sugestão, vc usa se quiser, tmb ñ sei se já pesou em algo!
    Xeruu Thielle

    ResponderExcluir
  6. Uhullll obrigada por lembrar de mim :) <3
    Nossa depois dessa pesquisa detalhada que você fez eu posso até virar médica especialista no assunto, huahua brincadeira, parabéns pela dedicação e pela pesquisa :)
    Mas... ai que dó da Nic tadinha o caso dela é serio mas eu tenho certeza que eles vão ficar juntos nessa confio em você... To ansiosa pra saber o que é que o Luan tem pra falar pra Nic não faço ideia, (como sempre kkkkk)
    Bjsss e até mais tarde!!

    ResponderExcluir
  7. Aaaaaaah May, é que eu sou uma pessoa muito ocupada sabe ? E também, terça minha prima/sobrinha nasceu, e eu tav indo visitar ela no hospital, mas agr ja ta na casa e eu vou ta aqui sempre que puder -Quem sabe todo dia ?- e agora semana que vem é minha semana de provas :'( vou chorar. Mas, enquanto isso, pode continuar dona Mayara (= bjoo

    ResponderExcluir

  8. No dia que eu n comento vc responde todo mundo . Legal isso kkk’
    Stephanie Santana
    @MyPrince__Lrds

    ResponderExcluir
  9. Acho que a Nic vai e morar com ele, espero que de tudo certo na hora do parto da Nic.
    Bem que Vo Amelia tinha falado que ia ter turbulencias mais tenho certeza que a Nic vai ser forte e que vai da tudo certo.

    ResponderExcluir